Os postos de saúde de Niterói só estão fazendo exames de sangue em casos de urgência. A denúncia é de uma ouvinte da BandNews FM e foi confirmada por um funcionário do setor da cidade, que teve a identidade preservada e a voz distorcida.
Niterói conta com aproximadamente 500 mil habitantes. Um dado que mostra a dependência da rede pública de saúde está no próprio site da Prefeitura. Metade da população da cidade está cadastrada no Programa Mais Médico.
Além de não realizar exames de sangue regularmente, o município está com problemas em diversas especialidades de saúde. Na Policlínica Sérgio Arouca, em Santa Rosa, na Zona Sul da cidade, um cartaz informa a situação para quem depende de atendimento na unidade. A ouvinte Ana Carolina Duque Estrada relata as dificuldades para conseguir especialistas.
A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informou que o atendimento para os profissionais de Cardiologia e Ginecologia na Policlínica Sérgio Arouca está com alta procura e que, por isso, a agenda de janeiro, para estas especialidades, está preenchida, mas há prioridade em casos de urgência.
Já sobre a especialidade de Dermatologia, a nota diz que os atendimentos estão sendo regulados para outras unidades, pois o profissional que fazia o atendimento no local se aposentou.
A Secretaria destacou, no entanto, que há previsão de um novo chamamento do banco de reservas dos aprovados no Concurso Público, para atuação nas unidades de saúde e ainda a ampliação da oferta dos profissionais, mas que a medida está prevista para o início do próximo ano.
Sobre a falta de exame de sangue regular na cidade, a Prefeitura respondeu que a coleta vai ser normalizada nesta terça-feira (29). A nota acrescentou que em caso de urgência, é possível procurar o Hospital Municipal Carlos Tortelly, a Unidade de Urgência Mário Monteiro, o Serviço de Pronto Atendimento da Policlínica do Largo da Batalha, ou Serviço de Pronto Atendimento da Policlínica da Engenhoca.