Lixo e resquícios de esgoto. Esse é o retrato da Praia de São Conrado, na Zona Sul do Rio, depois de apenas um dia de chuva. A reportagem da BandNews FM esteve no local na manhã desta quarta-feira (31) e flagrou garrafas de plástico, papel, embalagens e espuma de esgoto em diferentes pontos da praia.
Alguns bolsões de água suja chegaram a se formar ao longo da faixa de areia. As grandes ondas, causadas pela ressaca, espalharam o material pelo local. Em outro trecho, próximo ao Mirante de São Conrado, foi possível ver o esgoto saindo de um emissário e se juntando com o mar. Ainda nesta quarta-feira (31), agentes da Comlurb estiveram no local limpando e recolhendo os resíduos.
A moradora da Rocinha, Daniele Jassus, corre todos os dias na orla de São Conrado e diz que a presença de lixo na região nem é mais novidade. Ela afirma que o esgoto lançado diretamente no mar suja a praia com frequência.
Cícero Manoel de Souza também mora na Rocinha e relata que a chuva desta terça-feira (30) chegou a causar um alagamento no valão da comunidade e o lixo, provavelmente, foi para o mar.
O biólogo, Mario Moscatelli, afirma que a disposição de resíduos em local adequado é um grande problema do Rio de Janeiro. Segundo ele, o erro começa na coleta inadequada de lixo.
Questionada, a Águas do Rio informou que o cenário é consequência da entrada de grande volume de chuva misturada com detritos e esgoto do canal da Rocinha.
Em nota, o Instituto Estadual do Ambiente disse que o lixo e a espuma são possivelmente resultado da ressaca. O Inea informou ainda que o banho de mar nas primeiras horas após a ocorrência de chuvas e nem próximo à saída de Galerias de Águas Pluviais ou de canais de drenagem não é recomendado.
Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal do Ambiente e Clima não se manifestou.