Notícias

Prefeitura afirma que enviou ao MPF estudo para recomposição de dunas na Barra

O plano foi enviado após o Município ter retirado todos os materiais colocados na areia durante uma obra que foi suspensa pela Justiça no início do ano

Por Pedro Dobal

 Secretaria Municipal de Infraestrutura afirma que está cumprindo o determinado no TAC
Secretaria Municipal de Infraestrutura afirma que está cumprindo o determinado no TAC
Reprodução/TV Band

A Prefeitura do Rio afirma que já enviou ao Ministério Público Federal o estudo para recomposição das dunas e da vegetação de restinga da Praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. O plano foi enviado após o Município ter retirado todos os materiais colocados na areia durante uma obra que foi suspensa pela Justiça no início do ano. 

As intervenções incluíam a colocação de uma espécie de manta de concreto sob a areia em sete trechos da praia, para amenizar o efeito das ressacas no calçadão e nos quiosques. 

Após questionamentos de diferentes pesquisadores, a Prefeitura firmou, em maio, um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Federal para reverter a obra e recuperar a orla. 

Os especialistas defendem que a colocação das superfícies de concreto poderia acelerar ainda mais a redução da faixa de areia e agravar os prejuízos relacionados às ressacas. Para o geógrafo marinho da UFF Eduardo Bulhões, a obra também traria impactos negativos para os seres vivos que vivem na areia.

Além da retirada dos materiais e da realização de um estudo técnico, o acordo estabelecia a recolocação de toda a areia escavada, o replantio da vegetação de restinga e a reconstrução do calçadão em trechos degradados.

O prazo para conclusão dos trabalhos vai até o início de janeiro. 

Segundo a Prefeitura, todos os investimentos na revitalização da orla somam R$ 10,6 milhões. A Secretaria Municipal de Infraestrutura afirma que está cumprindo o determinado no Termo de Ajustamento de Conduta e que aguarda resposta do MPF para realizar as próximas etapas previstas.

Tópicos relacionados