Notícias

Prefeitura aprova entrada de cães e gatos em supermercados da cidade do Rio

Iniciativa da Associação de Supermercados do Estado, foi aprovada e publicada em Diário Oficial da Prefeitura, nesta sexta-feira (05)

Mariana Albuquerque 05/08/2022 • 20:46
Gatos e cães agora podem entrar em supermercados acompanhados de seus tutores
Gatos e cães agora podem entrar em supermercados acompanhados de seus tutores
Valter Campanato/Agência Brasil

Cães e gatos agora podem entrar em supermercados da cidade do Rio junto com os tutores.

A iniciativa, da Associação de Supermercados do Estado, foi aprovada e publicada em Diário Oficial da Prefeitura, nesta sexta-feira (05). Com isso, o Rio é a primeira cidade do Brasil a permitir a entrada desses animais domésticos em mercados.

Os donos dos pets devem seguir algumas normas, entre elas: apresentar comprovante de vacinação e vermifugação, que devem ser exigidos pelos mercados. Além disso, é proibida a entrada de cães sem coleira ou focinheira, dependendo do porte, ou gatos que não estejam em uma caixa de transporte.

A liberação agradou algumas pessoas que têm pets. Uma delas é a Carolina Farias, de 26 anos, que é tutora da vira-lata Maxi Lopez. A contadora diz estar ansiosa para incluir a cachorrinha em mais uma parte de sua rotina.

A medida, porém, não alegrou a todos. Carlos da Silva, de 28 anos, se mostrou preocupado com a circulação dos animais em meio a alimentos, já que o empresário sofre de alergia.

O selo Super Pet vai identificar os mercados que desejarem aderir à prática. Segundo o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, a medida pretende melhorar a experiência dos clientes com os mercados.

Os estabelecimentos também devem vigiar, higienizar o local constantemente e impedir a possível circulação dos animais em áreas de armazenamento, produção e manipulação de alimentos.

A inauguração ocorre nesta sábado (06), na unidade do Carrefour da Barra da Tijuca. Das 10h às 15h, haverá um posto para vacinação antirrábica e distribuição de senhas para agendamento de castração.