Prefeitura de Angra dos Reis decreta situação de emergência em saúde pública

A medida aconteceu pelos impactos severos causados pelas chuvas do último fim de semana

Por Ericka Levigard

Prefeitura de Angra dos Reis decreta situação de emergência em saúde pública
Prefeitura de Angra dos Reis
Reprodução

A Prefeitura de Angra dos Reis decreta situação de emergência em saúde pública, pelos impactos severos causados pelas chuvas do último fim de semana. A medida foi anunciada na terça-feira (8). 
 
O Complexo de Saúde do Parque Mambucaba, localizado no município da Costa Verde, registrou perdas de medicamentos, equipamentos e insumos. As atividades abrangem Clínica da Família, Ambulatório Médico de Especialidades, Serviço de Pronto Atendimento 24h e Centro de Especialidades Odontológicas. Ao todo, 40 mil pessoas recebem tratamentos. 
 
A medida vai ter validade de seis meses. A Secretaria Municipal de Saúde fica autorizada a adotar medidas administrativas urgentes para enfrentar a crise. Os atendimentos foram retomados, mas os serviços do Centro Odontológico seguem temporariamente suspensos. 
 
O decreto de emergência em saúde pública também alerta para o aumento do risco de doenças como hepatite A, leptospirose e dengue, associadas a períodos de enchente. 
 
O diretor de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Angra, Romário Aquino, reforça que pessoas que apresentem condições atípicas devem procurar unidades de saúde. 

Com essa medida, a Secretaria Municipal de Saúde poderá tomar providências imediatas, como a aquisição direta de bens e serviços essenciais para garantir a continuidade dos atendimentos. Qualquer pessoa que tenha tido contato com água de enchente e apresente sintomas como febre, dores no corpo, dor de cabeça, diarreia ou outras condições atípicas deve procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais