Prefeitura de Caxias vai demolir quiosques que ela mesma construiu em Saracuruna

Comerciantes foram avisados de que teriam que deixar o local na segunda-feira (22); trabalho com as máquinas no local começou já na terça (23)

Ana Paula Jaume* Fernanda Caldas*

Prefeitura de Caxias vai demolir quiosques da Praça de Saracuruna Ouvinte BandNews FM
Prefeitura de Caxias vai demolir quiosques da Praça de Saracuruna
Ouvinte BandNews FM

A Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, vai demolir quatro quiosques na Praça do Centro de Saracuruna que próprio município construiu. A informação é de comerciantes que ocupam esses espaços há mais de 20 anos. Eles disseram que foram avisados de que teriam que deixar o local de onde tiram o sustento na segunda-feira (22), às 15h. O trabalho com as máquinas no local começou já na terça (23).

Os comerciantes procuraram a Prefeitura e, após um acordo, conseguiram uma extensão do prazo para deixarem o local. Agora, eles são obrigados a desocupar os quiosques até domingo (28). A demolição está marcada para segunda-feira (29). Parte do chão, os canteiros das árvores e a placa com informações sobre a fundação da praça já foram retirados.

Filha de um dos comerciantes, a estudante de Direito, Fernanda Neves, de 29 anos, reclama da forma como a desocupação foi comunicada e diz que as mesmas pessoas atuam na praça, que fica ao lado da estação de trem de Saracuruna, desde os anos 1990.

Ao ser questionada, a Prefeitura de Duque de Caxias disse que a obra foi executada em desacordo com a legislação vigente e que nenhum dos comerciantes tem permissão para ocupar o espaço.

Ainda segundo o município, os quiosques foram construídos há mais de 20 anos e estão em péssimas condições estruturais.

A Prefeitura disse ainda que vai pagar um auxílio de R$ 1,5 mil aos comerciantes e que a obra faz parte de um programa de melhorias dos espaços públicos, que começou em 2017.

*Estagiária sob supervisão de Isabele Rangel

Mais notícias

Carregar mais