Notícias

Prefeitura de Itaguaí exige que pais assinem declaração para vacinar crianças

MP investiga ação irregular, já que não está dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde

Gustavo Sleman

Saúde dispensa a autorização por escrito na presença dos pais
Saúde dispensa a autorização por escrito na presença dos pais
Reprodução/Prefeitura de Itaguaí

O Ministério Público do Rio vai investigar a denúncia de que a Prefeitura de Itaguaí, na Região Metropolitana, teria exigido de pais e mães uma declaração de responsabilidade para a vacinação de crianças contra a Covid-19. A ação é considerada irregular, já que não está dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.  

O termo é previsto pela pasta apenas nos casos em que os responsáveis pelos menores não estão presentes no momento da vacinação. De acordo os relatos de moradores, no entanto, a assinatura do documento é cobrada mesmo quando os pais levam as crianças.

Na semana passada, em vídeo publicado na Internet, a coordenadora de imunização de Itaguaí, Núbia Graziella, afirmou que o termo seria uma exigência do Ministério da Saúde, não da Prefeitura.

Em nota, a Prefeitura de Itaguaí esclareceu que, em virtude de dúvidas no entendimento dos protocolos do Ministério da Saúde para imunização de crianças, enviou um comunicado às unidades de vacinação. No documento, a Prefeitura reiterou a posição do Ministério, que dispensa a autorização por escrito na presença dos pais.

Tópicos relacionados