Notícias

Prefeitura deve aceitar criptomoedas como pagamento do IPTU a partir de 2023

A transferência do imposto será feita por corretores cadastrados, que vão converter os valores para real, antes que sejam recebidos pela Prefeitura

Gabriela Morgado

Criptomoedas, como o bitcoin, são tema de debate no Tribunal de Contas do Município
Criptomoedas, como o bitcoin, são tema de debate no Tribunal de Contas do Município
Unsplash

A Prefeitura do Rio deve começar a aceitar o pagamento do IPTU em criptomoedas a partir do ano que vem. A transferência do imposto será feita por corretores cadastrados, que vão converter os valores para real, antes que sejam recebidos pela Prefeitura.

O município estuda ainda acumular descontos para os pagantes do IPTU em cota única com criptomoeda, além de analisar a possibilidade do pagamento de outros impostos com os ativos.

A Prefeitura também vai investir 1% do Tesouro Municipal em criptoativos e pretende dar incentivos fiscais para o mercado.

O prefeito Eduardo Paes diz que as medidas podem levar a ganhos financeiros pelo município, mas que o objetivo é retomar o papel de grande centro financeiro do Rio, gerando empregos.

Por ser um mercado novo, com riscos, a medida vem sendo debatida com o Tribunal de Contas do Município e com o Ministério Público do Rio, mas o secretário municipal de Fazenda, Pedro Paulo, afirma que não há impedimento legal.

Ainda de acordo com Pedro Paulo, os estudos para o investimento da Prefeitura em criptomoedas estão em fase final e a aplicação deve acontecer nos próximos meses.