A Prefeitura do Rio deve concluir até o fim do ano as obras de contenção de encosta na Avenida Niemeyer. As intervenções foram anunciadas pelo prefeito Eduardo Paes em março. A Ciclovia Tim Maia, que está interditada no trecho entre São Conrado e Leblon, na Zona Sul, fica ao lado da via. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, são sete pontos de intervenção na Niemeyer.
Ao mesmo tempo, cerca de três anos depois da interdição da Ciclovia Tim Maia no trecho, por risco de desabamento, o pedaço ainda não foi reaberto e continua sendo alvo de furtos e preocupação pela ameaça de queda.
Motoristas e pedestres afirmam que peças de construção, como barras de alumínio e grades, vem sendo roubadas. O fundador do Grupo Salvemos São Conrado, Marcelo Faria, diz que o trecho está abandonado.
A moradora da região, Bide Menezes, diz ainda que muitas pessoas se arriscam e acessam as áreas interditadas.
Em fevereiro, a Prefeitura do Rio fez uma tomada de preços para a realização de estudos de inspeção de segurança, funcionalidade e manutenção no trecho. A previsão para a conclusão é em julho. Sem as análises, o pedaço continuará interditado pela Justiça.
Já no trecho da ciclovia na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, a Prefeitura faz a troca das grades de ferro por outras de resina, para evitar furtos. A previsão inicial de finalização das obras era para o final de fevereiro desse ano, mas a Secretaria de Infraestrutura autorizou o reinício da contagem do prazo contratual de quatro meses a partir de 28 de março.
A ciclovia Tim Maia já teve quatro episódios de desabamentos. No primeiro deles, em 2016, duas pessoas morreram. A construção custou cerca de R$ 45 milhões.