Prefeitura do Rio começa recomposição da iluminação histórica do Centro

Serão revitalizadas 104 luminárias e outras 202 vão ser recolocadas em 30 ruas da região

Por Leonardo Macachero

Prefeitura do Rio começa recomposição da iluminação histórica do Centro
Prefeitura do Rio começa recomposição da iluminação histórica do Centro
Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio deu início nesta quarta-feira (1º) à recomposição da iluminação histórica do Centro da cidade. Serão revitalizadas 104 luminárias e outras 202 vão ser recolocadas em 30 ruas da região. A ação faz parte do projeto urbano Reviver Centro.  

A iniciativa visa colaborar na revitalização do bairro e ajudar a atrair mais visitantes e novos moradores. Na Rua do Mercado, primeira a ser atendida, foram recuperadas 12 luminárias. De acordo com o subprefeito do Centro, Alberto Szafran, a iniciativa colabora também com a segurança da região.

Para tirar o projeto do papel, foi feito um mapeamento das luminárias existentes pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e pela GEL Centro. Já a Rioluz, elaborou os mapas de iluminação para essas ruas, adequando os equipamentos antigos às necessidades atuais das vias públicas, como explica o presidente da companhia, Paulo Cezar dos Santos.

O trabalho deve durar até o fim do mês de setembro e tem investimento de R$ 14 milhões. A ação deve ter uma segunda etapa, abrangendo outras áreas do Centro.  

A prefeitura espera que nos próximos anos a região receba mais de 15 mil novos moradores. De 2021 até agora, já são seis empreendimentos lançados na região portuária, somando mais de cinco mil e seiscentas unidades residenciais.

Mais notícias

Carregar mais