Prefeitura do Rio divulga novas regras para barracas fixas na areia das praias do município

A medida foi tomada pela Comlurb e pela Secretaria de Ordem Pública do Rio

Ericka Levigard

Prefeitura do Rio divulga novas regras para barracas fixas na areia das praias do município
Praia de Ipanama
Tânia Rego/Agência Brasil

A Prefeitura do Rio divulgou, nesta quarta-feira (12), novas regras para barracas fixas na areia das praias do município. A medida foi tomada pela Comlurb e pela Secretaria de Ordem Pública do Rio. 
 
Segundo o Diretor de Limpeza Urbana da Comlurb, Alexandre Campos, a iniciativa obriga que os ambulantes com autorização para realizar atividades em ponto fixo na areia mantenham a área limpa e livre de resíduos. 

Essa resolução consiste que cada barraqueiro tem a obrigação de manter limpa a sua área de atividade, em um raio de 25 metros. Para apoiar essa ação, além dos contâiners espalhados por toda a praia, a Comlurb vai fornecer até quatro equipamentos por barraca. Também vai disponibilizar seus educadores fazendo o trabalho de orientação

De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial do Município, cada ambulante é responsável, além de seu módulo, pelo espaço ocupado por guarda-sóis, cadeiras de praia e chuveiros de sua responsabilidade. 
 
Andreia Matias é proprietária da barraca Axé Rio, no Leme, Zona Sul do Rio. Ela diz que já tem o hábito de, junto a equipe, limpar a área de trabalho. Segundo Andreia, com o calor, os banhistas têm ido à praia durante a noite e deixado muitos resíduos pela areia. 

Com esse calor que tá fazendo, a galera tá ficando até tarde. Infelizmente, os banhistas deixam muita sujeira na praia. Então, de manhã, eu já tenho que ficar catando lixo. Tô muito feliz da prefeitura colocar três lixeiras.

Andreia diz que a decisão vai ajudar a manter o hábito que já tem e reforça que é importante conscientizar, também, os banhistas, que costumam deixar copos, palitos de churrasco e outros resíduos na praia.    

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais