Prefeitura do Rio inicia elaboração do Plano Estratégico 2025-2028 com o Conselho da Cidade

A reunião aconteceu nesta quinta-feira (10) no Palácio da Cidade, na Zona Sul

Por Daniel Henrique

Prefeitura do Rio inicia elaboração do Plano Estratégico 2025-2028 com o Conselho da Cidade
Prefeitura do Rio
Divulgação

A Prefeitura do Rio reuniu pela primeira vez no ano os representantes do Conselho da Cidade, para elaborar o Plano Estratégico para o município no período entre 2025 e 2028. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (10) no Palácio da Cidade, na Zona Sul. 
 
Criado em 2012 e retomado em 2021, o grupo é formado por cidadãos cariocas que possuem destaque na cidade pela atuação pessoal ou profissional, como empresários, acadêmicos, especialistas de diversas áreas e líderes comunitários. Os conselheiros contribuem com sugestões, definições de metas e monitoramento das etapas e da execução do planejamento do município. 
 
Atualmente, o Conselho conta com 395 representantes, 87 deles incluídos neste ano. Para o vice-prefeito, Eduardo Cavaliere, a diversidade de ideias é importante. 

Você tem, às vezes, um mesmo grupo de discussão com cinco, seis pessoas, o presidente de uma associação comunitária do Complexo da Maré, junto com o CEO de uma grande empresa e um especialista de uma faculdade pública do Rio. Ele reúne pessoas de origens diferentes, de lugares diferentes da cidade, de formações diferentes, e muitas vezes reúne eles discutindo temas que são complementares, que precisam dessa transversalidade. Então, a importância de ter a sociedade civil organizada, representada no Conselho, é total.

Na reunião desta quinta, os conselheiros foram divididos em cinco grupos temáticos definidos pela Prefeitura para colaborar com o planejamento: Equilíbrio Fiscal, Boa Gestão e Governança; Civilidade e Segurança; Futuro, Economia e Felicidade; Longevidade, Equidade e Humanidades; e Infraestrutura, Prevenção a Desastres e Resiliência. 
 
De janeiro a março deste ano, a Prefeitura fez uma campanha de participação popular, através de um site e em locais de grande circulação, para que os cariocas pudessem opinar sobre diversos temas relevantes para a cidade. As contribuições foram analisadas pela Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados e serão debatidas pelo Conselho. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais