A Prefeitura do Rio lança um livro com a relação e a história visual do Rio a partir da independência do Brasil. O lançamento do Álbum da Cidade do Rio de Janeiro: Bicentenário da Independência - 2022 ocorreu nesta quinta-feira (10), no Palácio da Cidade, em Botafogo.
A obra é editada pelo Arquivo Geral do município. Em três seções, o fotolivro mostra elementos preservados desde a independência. O fotolivro tem 176 páginas e está disponível em português e inglês.
A primeira seção recupera imagens de iconografia do início do século 19. A maioria das fotos são aquarelas de Debret. Na segunda parte, 50 fotografias contam a história sobre a segunda metade do século 19 e 20. A terceira seção do álbum foca no Rio contemporâneo com imagens exclusivas do fotógrafo Claudio Edinger.
O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e o secretário de Governo e Integridade Pública, Tony Chalita.
O álbum vai ficar disponível no Arquivo Geral da Cidade, nas escolas municipais. Uma versão digital, também está disponível no site da Prefeitura. Clique aqui para conferir o álbum!
O álbum é uma edição conjunta da Prefeitura do Rio, Arquivo Geral da Cidade, Organização dos Estados Ibero-Americanos, Museu de Arte do Rio e Aprazível Edições e Arte.
Por quase 200 anos, o Rio de Janeiro foi a capital do Brasil colônia, império e república. A Família Real se mudou para cá e morou em vários lugares.