Prefeitura do Rio passa a oferecer o DIU hormonal de forma gratuita pelo SUS

Objetivo da estratégia é reduzir a mortalidade materna com o planejamento familiar, sexual e reprodutivo da mulher em idade fértil, além de prevenir gestações indesejadas

Por Ana Paula Jaume (sob supervisão)

Prefeitura do Rio passa a oferecer o DIU hormonal de forma gratuita pelo SUS Marcello Casal/Agência Brasil
Prefeitura do Rio passa a oferecer o DIU hormonal de forma gratuita pelo SUS
Marcello Casal/Agência Brasil

A Prefeitura do Rio passa a oferecer o DIU hormonal de forma gratuita pelo SUS. Cinco mil dispositivos devem estar disponíveis nas mais de 230 unidades de Atenção Primária do município. A quantidade é suficiente para seis meses.
O objetivo da estratégia é reduzir a mortalidade materna com o planejamento familiar, sexual e reprodutivo da mulher em idade fértil, além de prevenir gestações indesejadas.

O método contraceptivo tem 99,8% de eficácia, taxa semelhante à da laqueadura tubária.

A rede de saúde municipal já conta com o DIU de cobre fornecido pelo Ministério da Saúde para todos os municípios brasileiros.

A indicação de uso cabe ao profissional de saúde.

Trezentos profissionais das clínicas da família e centros municipais de saúde, entre médicos e enfermeiros, foram treinados para realizar a implantação do DIU (de cobre ou hormonal) nas pacientes. A recomendação é que o dispositivo seja trocado a cada três ou dez anos, dependendo do modelo.

Os preservativos são os únicos métodos que previnem a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis e devem ser utilizados junto ao método contraceptivo escolhido.

Mais notícias

Carregar mais