A Prefeitura do Rio quer aumentar os investimentos no setor de Transportes em aproximadamente 1.400% no próximo ano. O Projeto de Lei Orçamentária Anual, encaminhado para a Câmara dos Vereadores, prevê aplicar aproximadamente R$ 2,5 bilhões no setor. Este ano, o investimento na pasta foi de R$ 160 milhões.
Caso o orçamento seja aprovado, a secretária Municipal de Transportes, Maína Celidônio, já definiu as prioridades para 2023:
A Câmara do Rio adiou para a próxima terça-feira (25), o início das discussões sobre o orçamento de 2023. Isso porque desde o ataque hacker ao sistema da Prefeitura, os parlamentares não têm acesso às informações que dizem respeito à execução orçamentária deste ano.
O vereador Pedro Duarte, do Novo, diz ser inviável aprovar o planejamento do próximo ano, sem saber as prioridades atuais.
A Câmara do Rio vai ouvir, na próxima semana, secretários de Governo, Tony Ferreira; da Fazenda, Andrea Senko; o controlador-geral, Gustavo Bramili; e o presidente do Iplan, Claudio Luna. A reunião tem como objetivo debater o que a Prefeitura do Rio tem feito para resolver os problemas do ataque hacker.