A Prefeitura do Rio espera começar em 30 dias as obras de implantação do Parque Piedade, na Zona Norte do Rio. O resultado da licitação foi publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira (17).
Os trabalhos vão ser realizados pelo Consórcio Parque Piedade, que vai receber R$ 58,3 milhões pelos serviços. O valor cobrado é 3,1% mais barato que a previsão inicial, de R$ 60,2 milhões.
O processo faz parte da transformação do antigo terreno da Universidade Gama Filho, que teve a falência decretada em 2016. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o fim do ano que vem.
A administradora Vanessa Nenna mora próximo ao local e conta que os moradores vivem uma rotina de insegurança desde que a universidade parou de funcionar.
Os envelopes com as propostas para a concorrência pública foram abertos na quarta-feira (16).
Segundo a Subprefeitura da Zona Norte, o consórcio vencedor é formado por três empresas, que ainda precisam formalizar a união na Junta Comercial.
O subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz, afirma que, enquanto o processo burocrático é realizado, a Prefeitura vai elaborar um plano de implosões dos prédios da Gama Filho.
O projeto vai seguir os mesmos moldes do Parque Madureira. De acordo com a Prefeitura, os mais de 17 mil metros quadrados vão contar com campo de futebol, queda d'água, pista de corrida e caminhada, parque infantil e uma área destinada a restaurantes.
A antiga piscina da Gama Filho deve se transformar em um novo parque aquático. O local também terá teatro, biblioteca e uma galeria de arte.
Em dois dos quatro prédios que serão recuperados haverá ofertas de escola infantil, cursos e oficinas em parceria com a Fecomércio.