Notícias

Prefeitura não se opõe à retomada da Linha Vermelha pelo Governo do Estado

Segundo o Estado, a retomada da via expressa faz parte da política de estudos para promover melhores serviços à população fluminense

João Boueri*

Governo do Estado deseja retomar administração da via expressa
Governo do Estado deseja retomar administração da via expressa
Arquivo/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio não vai se opor à retomada da administração da Linha Vermelha pelo Governo do Estado. O pedido foi feito diretamente por Cláudio Castro ao prefeito Eduardo Paes. A informação foi confirmada pelo governador à BandNews FM.

No entanto, enquanto Castro afirma que aguarda Eduardo Paes, a Prefeitura do Rio disse que espera ser procurada oficialmente para iniciar as negociações.

Segundo o Estado, a retomada da via expressa faz parte da política de estudos para promover melhores serviços à população fluminense. Entre os itens que seriam propostos pelo Governo, estariam a reforma e construção de até duas novas saídas da Linha Vermelha. Ainda não há informação do local exato das construções.

A municipalização da via expressa ocorreu em 2007. Desde então, o DER-RJ paga o consumo de energia elétrica da via, como previsto no convênio. A manutenção da iluminação pública é realizada pela Prefeitura do Rio.

A BandNews FM, pelo menos desde 2018, já denunciou diversas vezes a condição da Linha Vermelha, principalmente em relação aos buracos, entre a Ilha do Governador e a Baixada Fluminense, iluminação pública e poda de árvores. A Linha Vermelha não está no programa asfalto liso. Segundo a Prefeitura, a via recebe manutenção, como serviços como tapa-buracos, limpeza do sistema de drenagem e instalação e substituição de defensas metálicas, entre outros.

*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes