Notícias

Prefeitura não tem data para regularizar Datacenter municipal

Ataque hacker interrompe serviços digitais desde a última segunda-feira (15)

João Boueri*

Ainda não há previsão para a Prefeitura do Rio reativar todo o sistema municipal após o Datacenter ser alvo de um ataque hacker. Nesta quarta-feira (17), o IplanRio reassumiu o controle da administração e dos sistemas de rede. 

No entanto, a Prefeitura vai manter os serviços fora do ar até que todo o ambiente digital esteja seguro. A previsão é de que pelo menos o Diário Oficial da cidade volte a ser publicado nesta quinta-feira (18).

A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) investiga o cme cibernético. A situação interrompeu serviços como o Portal Carioca Digital e o Nota Carioca. 

Em decorrência do ataque, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, algumas unidades não realizam inserção de pedidos de exames e consultas no sistema de regulação. O Painel Rio COVID-19 também teve a parte de captura dos dados prejudicada.

A arrecadação de IPTU, emissão de nota fiscal e demais serviços fazendários também estão fora do ar. Os contribuintes de ISS que utilizam o sistema da Nota Carioca podem emitir um Recibo Provisório de Serviço (RPS) e realizar a substituição posteriormente.

As inscrições do Cadúnico foram suspensas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Outros serviços, como serviços de documentação civil, convivência, inclusão produtiva e empregabilidade continuam sendo oferecidos nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes

Tópicos relacionados