A Prefeitura do Rio vai reavaliar todos os grandes eventos que serão realizados no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A medida acontece depois de diversas denúncias de ouvintes da BandNews FM, que criticam eventos com volume de som acima do permitido e após as 22h. Os moradores também reclamam da falta de organização do trânsito na região.
Outro local que é alvo dos moradores do entorno é o Riocentro, que já definiu que os eventos de música e shows realizados na área externa serão encerrados até as 22h. A medida que já está em vigor desde junho foi definida após diversas reivindicações dos moradores do entorno. No entanto, a direção do espaço diz que poderá avaliar a restrição caso um evento de grande porte e que seja atrativo para a economia carioca seja pensado para o local.
A área interna dos pavilhões do Riocentro ainda receberá os eventos que programem o término para depois das 22h, com monitoramento e controle de decibéis.
Em reportagens anteriores, os ouvintes da BandNews FM denunciaram o incômodo causado pelo barulho excessivo e acima do permitido dos shows realizados no Riocentro e também no Parque Olímpico. A administração do Riocentro disse que em janeiro chegou a multar uma produtora de eventos por ultrapassar o limite de decibéis.
Em nota, a Subprefeitura da Barra da Tijuca disse que está em contato com as associações locais para atender às reivindicações.
Em julho, o prefeito Eduardo Paes disse que estava atento ao desrespeito ao volume máximo de música permitido nos eventos do Parque Olímpico. Ele também garantiu que estava estudando soluções e outras maneiras de usar o espaço. No entanto, desde então, o assunto não voltou a ser tratado publicamente pelo prefeito.
*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes