O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirma que vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça que suspendeu o início da Operação Verão, marcado para este fim de semana.
Segundo o Tribunal de Justiça, a decisão da 1ª Vara da Infância, Juventude e Idoso da Capital)) foi motivada pela ausência de representantes da Prefeitura em reunião de planejamento. Uma audiência de conciliação foi marcada para o dia 10 de outubro.
De acordo com a decisão, Estado e Município devem se abster de realizar a apreensão e condução de menores, exceto em caso de flagrante.
Nas redes sociais, Paes disse que o planejamento do município está pronto e que foi apresentado com antecedência. Segundo ele, os protocolos de atuação estão em conformidade com a lei.
Paes acrescentou que Operação Verão acontece há mais de uma década, em parceria com diferentes instituições, para garantir o ordenamento nas praias, a segurança dos banhistas e o acolhimento adequado de jovens em situação de vulnerabilidade.
Por meio de nota, a assessoria da Prefeitura disse que ainda não foi notificada da decisão judicial e que está com toda a Operação Verão nas ruas.
Praia de Copacabana
Reportagem/BandNews FM