Presidente do ICMBio afirma que contrato previa posto médico durante horário de visitação

A declaração foi dada durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (20), no Centro de Visitantes Paineiras, em Santa Teresa

Por Guilherme Faria

Imagens de câmeras de segurança mostram o turista recebendo massagem cardíaca
Reprodução

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Mauro Pires, afirma que o contrato firmado com as concessionárias que atuam no Complexo do Cristo Redentor é claro ao definir que o posto médico do ponto turístico deve funcionar durante todo o horário de visitação dos turistas.  

A declaração foi dada durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (20), no Centro de Visitantes Paineiras, em Santa Teresa, para detalhar o plano de revitalização para melhorar a acessibilidade do monumento. 

No último domingo, um turista gaúcho morreu ao passar mal enquanto subia as escadas do Cristo Redentor. O posto médico estava fechado no momento do incidente. 

Segundo Mauro Pires, o ICMBio apura o que aconteceu no dia do ocorrido.

O contrato é muito claro, ele diz que o posto médico deve funcionar durante todo o período da visitação, e o nosso acompanhamento mostrava isso, contudo, naquele dia, especificamente, a gente está fazendo essa apuração para entender como é que foi, se estava ou não estava (funcionando), se houve atendimento ou não houve atendimento, enfim, tudo isso é parte do nosso processo de apuração.

Após o episódio, o Cristo Redentor chegou a ser interditado temporariamente pelo Procon-RJ, mas foi reaberto na terça-feira após a definição de medidas imediatas, como a instalação de uma ambulância no Alto Corcovado e o funcionamento do posto médico durante todo o horário de visitação. 

De acordo com o ICMBio, a concessionária Trem do Corcovado é a responsável, por contrato, pela implementação, manutenção e funcionamento do Pronto Socorro no Alto Corcovado. 

Procurada, a empresa afirmou que o posto funciona com os equipamentos necessários aos primeiros socorros e com uma equipe de profissionais treinados para atuar em caso de necessidade. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.