
A Polícia Rodoviária Federal afirma que identificou o homem que seria dono do veículo filmado no piloto automático, sem motorista, na Ponte Rio-Niterói. A imagem foi compartilhada, no último domingo (6), pelo suposto condutor, que estava no banco do carona, filmando o momento.
Apesar disso, a PRF informou que não houve abordagem, e que não há regulamentação na legislação para veículos transitarem sem motoristas.
Nas imagens, é possível ver que ele está sozinho no veículo e filma um par de tênis próximo aos pedais. O modelo do carro é um Hyundai Creta. A concessionária que administra a ponte tomou conhecimento do vídeo que viralizou e advertiu que práticas como essa colocam em risco a vida do próprio usuário e de todos que compartilham a rodovia.
Em nota, o Detran informou que mesmo em um veículo com controle de velocidade adaptativo, dirigir sem uma das mãos no volante, ou mesmo sem nenhuma das mãos, é considerado uma infração média. A mesma infração é considerada gravíssima se o motorista estiver segurando ou manuseando um celular, o que acontece no vídeo.