
O Procon Carioca multou a Hurb, antiga Hotel Urbano, em dez mil reais nesta quarta-feira. A empresa tinha 24 horas para suspender a operação no país todo desde que foi notificada na última terça, mas manteve a venda de pacotes de viagens normalmente pela internet.
Vários clientes da empresa reclamam que pagaram por passeios, mas tiveram os serviços cancelados e estão sem reembolso. A funcionária pública Karla Ribeiro está aguardando o valor de uma viagem para a Bahia, no Nordeste, de quase 2.500 reais, que ocorreria em 2023. Até hoje, ela não recebeu o depósito.
Eles não devolveram, diziam que era para olhar no aplicativo, que era para mandar e-mail e a viagem não aconteceu.
Os problemas com a empresa se arrastam. Em 2023, o Procon já tinha registrado um aumento de 2.000% nas reclamações em comparação com o ano de 2021. Só em 2024, foram 1.971 registros contra a companhia nas plataformas digitais. A Hurb recebeu multa, notificação e as irregularidades continuaram. A atuação ilegal da empresa levanta suspeitas, como explica o secretário municipal de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio, João Pires.
Isso levanta uma série de suspeitas sobre pirâmide financeira, o MP vai investigar.
Reclamações sobre problemas com empresas são feitas on-line, no Procon Carioca, de forma gratuita. O órgão pode suspender a atuação da companhia definitivamente, com a cassação do alvará de funcionamento.
Em nota, a Hurb disse que não comenta ações em andamento por questões legais e está à disposição para prestar esclarecimentos.