Há pelo menos 1 mês, professores da rede estadual do Rio de Janeiro denunciam invasão ao e-mail institucional dos servidores para acessar o Google Classroom, depois de uma parceria da Secretaria Estadual de Educação para oferecer o serviço aos profissionais da educação.
Os casos acendem alertas aos profissionais de educação que se mostram preocupados com o avanço do ataque hacker. Um professor, que teve sua identidade preservada, conta que, através do acesso ao e-mail institucional, é possível verificar dados pessoais, contracheques e imposto de renda dos professores, além de endereço de residência de alunos.
Procurada, a Secretaria de Estado de Educação disse que não possui gerência sobre os servidores da empresa Google, que hospeda o serviço, assim como não tem acesso ou autonomia sobre as senhas e logins dos usuários.
Questionada sobre a investigação da situação junto ao Google, uma vez que o Estado contratou os serviços da empresa para oferecer aos seus profissionais, a Seeduc ainda não retornou.
A BandNews FM também procurou a empresa Google que não se posicionou.
*Estagiário sob supervisão de Isabele Rangel