BandNews FM Rio de Janeiro

Projeto de lei permite realização de churrasco em praias de Maricá

Regulamento também prevê a circulação de quadriciclos na areia

Por Carlos Briggs

Projeto de lei permite realização de churrasco em praias de Maricá
Divulgação

Um projeto de lei que pode autorizar a realização de churrascos na praia de Maricá, vem gerando polêmica e debates entre moradores da cidade da Região Metropolitana. O texto, que regulamenta a prática na orla do município, também prevê a circulação de quadriciclos na areia.

De autoria dos vereadores Aldair de Linda (PT) e Danilo Santos (PDT), a iniciativa determina que as práticas aconteçam em um trecho específico: entre o bairro Zacarias e a localidade conhecida como Praia do Francês.

A medida gerou uma onda de críticas de moradores de Maricá. Um ouvinte, que trabalha na Prefeitura, lembrou que a região escolhida pelos parlamentares compreende uma área extremamente importante para o ecossistema da cidade.

Somente esse ano, a Guarda Municipal de Maricá coibiu, até o momento, 214 ocorrências de churrascos nas orlas da cidade. O que representa uma média de mais de um caso por dia.

O projeto de lei mantém a proibição de uso de garrafas e copos de vidro. Também não seria permitida a entrada de espetos, já que só está autorizado o uso de churrasqueiras portáteis.

O texto, aprovado em primeiro turno na Câmara de Vereadores na sessão do último dia 05, deve ser encaminhado, nos próximos dias, para sansão ou veto do prefeito, Fabiano Horta. A expectativa da casa é que o PL passe pelo Executivo.

Atualmente a Guarda Municipal de Maricá não multa infrações nas praias da cidade, mas faz ações para coibir os banhistas de fazer churrasco na areia. Da mesma forma, a Prefeitura informou que também age orientando os motoristas de quadriciclo a não circularem na orla. Não há uma definição ainda sobre limite de velocidade dos veículos, justamente porque hoje essa autorização não acontece em nenhum ponto da praia. O projeto não traz essas definições.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais