
Um programa para oferecer mais segurança aos passageiros de ônibus, com a presença de policiais militares, civis e guardas municipais dentro dos veículos, pode ser implementado na Região do Metropolitana do Rio. O projeto de lei foi aprovado em segunda discussão nesta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa.
O programa "Ônibus Seguro" objetiva a realização de convênio entre o Governo do Estado, as prefeituras da Região Metropolitana e a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado.
Um dos autores do projeto, o deputado Luis Paulo, explica que os agentes de segurança vão ser contratados em seus dias de folga, sem a necessidade de comprometer o efetivo regular dos órgãos de segurança pública. Além disso, as linhas de atuação do programa vão ser definidas pela Inteligência da Polícia.
De acordo com o Instituto de Segurança Pública, foram registrados 1242 furtos em coletivos, em janeiro e fevereiro de 2025. No ano passado, foram registrados 1209 furtos, no mesmo período, o que demonstra um aumento de 33 ocorrências.