Quase 60 milhões de pessoas já participaram do Censo Demográfico 2022 em todo o país, segundo o IBGE. A pesquisa começou em primeiro de agosto e já passou em mais de 20 milhões de domicílios.
Mais de 38% dos setores censitários urbanos e rurais do país estão sendo trabalhados. No estado do Rio, um pouco mais de 8% da população participou do estudo.
O cineasta, Vinícius Meirelles, conta que participou da pesquisa.
O estado mais adiantado é o do Rio Grande do Norte, com 53% de setores consultados. Mato Grosso tem a menor taxa: cerca de 21%.
O Instituto destacou que está enfrentando dificuldades relativas à falta de pessoal para atuar como recenseador em determinados locais. Em todo o país, o IBGE conta com cerca de 140 mil recenseadores em ação.
O estado com maior déficit de profissionais é o Mato Grosso, com 51,2% do número de vagas. Já Alagoas está com 99,6% dos postos ocupados.
A participação inédita da população indígena conta mais de 450 mil recenseados. Já a comunidade quilombola tem quase 390 mil pesquisados.
Até agora, 2,3% dos domicílios se recusaram a responder, mas o IBGE espera reduzir esse porcentual até o fim da operação.