A queda de um balão em um condomínio residencial em Senador Camará, na Zona Oeste do Rio, assustou os moradores da região. Em vídeos gravados é possível observar as pessoas correndo para tentar recolher as partes do balão, entre elas muitas crianças. O episódio ocorreu no Condomínio Residencial Ayres, na Rua Pery Ribeiro.
O envelope e o maçarico do objeto caíram no telhado de um dos blocos do condomínio, o que causou fumaça e princípio de incêndio. No entanto, o Corpo de Bombeiros disse que não foi acionado. Segundo os moradores, o fogo ficou restrito ao balão e não passou o telhado.
Um ouvinte da BandNews FM que mora no local e se identificou apenas como Marcelo disse que a queda do balão causou problemas nas telhas do imóvel em que reside.
Uma outra ouvinte da BandNews FM que reside próximo à Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, disse que todos os domingos mais de 20 balões de grande porte que são soltos. Ela relata ainda que havia identificação de políticos na soltura de balões realizada neste domingo (28).
Três casos de queda de balão em rede elétrica foram responsáveis pela interrupção no fornecimento de energia para mais de 6 mil clientes do Rio de Janeiro em 2022, até a primeira semana de junho. Os dados são os mais recentes da concessionária de energia elétrica Light.
Até o dia 15 de setembro é realizada a 24ª edição da campanha Disque Balão, do programa Linha Verde, para recebimento de informações sobre crimes ambientais.
Em 2021, o Linha Verde cadastrou mais de 120 denúncias que envolviam grupos de baloeiros, locais de comercialização e fabricação, a maioria na Zona Oeste da cidade.
É crime soltar, fabricar, guardar ou transportar balão. A pena é de 1 a 3 anos de detenção e multa.
A BandNews FM procurou a Polícia Militar, mas ainda não obteve retorno.
*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes