Queda dos preços dos combustíveis faz inflação recuar pelo 3º mês seguido

No ano, o índice acumulado é de 4,09% e, nos últimos 12 meses, de 7,17%

Por Priscila Xavier

O IPCA recua 0,29% em setembro Marcelo Camargo/Agência Brasil
O IPCA recua 0,29% em setembro
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) recua 0,29% em setembro e alcança o terceiro mês seguido de deflação. No entanto, a queda foi menos intensa do que as registradas nos dois meses anteriores. No ano, a inflação acumulada é de 4,09% e, nos últimos 12 meses, de 7,17%. A informação é do IBGE.

O recuo é influenciado, principalmente, pelo setor de transportes, que tem a terceira queda seguida. Em setembro, a gasolina apresentou o maior impacto negativo sobre o índice geral, com -0,42 ponto porcentual.

De acordo com colunista de economia Juliana Rosa, o resultado da redução dos combustíveis de modo geral contribuiu para o resultado. 

Mas, dentro desse grupo, também houve uma alta significativa nas passagens aéreas que, após uma queda de mais de 12% em agosto, volta a registrar aumento de cerca de 8%, sendo o maior impacto individual positivo no índice de setembro dentre os 377 subitens pesquisados.

Com isso, passageiros destacam que a alta já é sentida no preço das passagens.

Em setembro, o setor de alimentação e bebidas registrou queda de 0,51%, primeira desde novembro do ano passado. O principal impacto do setor foi o leite longa vida que registrou queda nos preços de mais de 13% no período. Mas, apesar do recuo, o produto ainda acumula alta de mais de 36% nos últimos 12 meses.   

Mais notícias

Carregar mais