Uma recém-nascida, de 2 meses, luta pela vida enquanto aguarda vaga em uma unidade com UTI Pediátrica. Luiza Santos da Conceição está internada na emergência no Hospital Federal do Andaraí, na Zona Norte do Rio. Na quarta-feira (29), a bebê broncoaspirou, ou seja, substâncias estranhas entraram na via respiratória dela. Além disso, a criança teve uma parada cardíaca. A avó dela Maria Luiza Monteiro conta que a família procurou a Justiça do Rio, que concedeu uma liminar determinado a internação da neta em local adequado, mas a determinação não foi respeitada.
A responsabilidade em conseguir vaga na UTI Pediátrica é da Secretaria Municipal de Saúde. Em nota, a pasta informou que realiza buscas e que a bebê vai ser transferida para uma unidade de referência assim que houver disponibilidade de vaga.
Já o Hospital Federal do Andaraí comunicou que Luiza Santos está sendo assistida pela equipe médica da pediatria, mas que, devido a gravidade do quadro de saúde, precisa ser transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica com urgência. Por fim, o comunicado acrescenta que a direção da unidade vem, diariamente, entrando em contato com as centrais de regulação na busca ativa pelo leito.