Redução no preço de venda do gás natural começa na próxima terça-feira (1)

A queda é de 5% em reais por metro cúbico em média, na comparação com os valores do trimestre agosto-setembro-outubro

Por João Boueri

Os novos preços valem até 31 de janeiro de 2023 André Motta de Souza/Agência Petrobras
Os novos preços valem até 31 de janeiro de 2023
André Motta de Souza/Agência Petrobras

A redução anunciada pela Petrobras no preço de venda do gás natural para distribuidoras começa na próxima terça-feira (1) e deve impactar no valor do gás encanado e do GNV. A queda é de 5% em reais por metro cúbico em média, na comparação com os valores do trimestre agosto-setembro-outubro.

Os novos preços valem até 31 de janeiro de 2023, quando uma nova atualização deve ser divulgada pela estatal. A alteração acompanha as oscilações do petróleo bruto e da taxa de câmbio. No entanto, o preço final de venda ao consumidor também é determinado pelas margens das distribuidoras e pelos tributos federais e estaduais.

O economista do Observatório Social do Petróleo (OSP) e do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps) Eric Gil Dantas explica os fatores que determinam a variação dos preços do combustível.

A Naturgy, concessionária que opera a distribuição do gás no Rio, divulgou a tabela de reajustes. Em média, para clientes localizados na Região Metropolitana, a redução é de 2,8% para o segmento residencial, 2,9% para o comercial, 6,5% para postos de GNV e 5,8% para as indústrias. 

No interior do estado, ainda sob responsabilidade da Ceg Rio, a queda é de 3,7% para residências, 4,2% para o comércio, 6,8% para postos de GNV e 6,6% para indústrias.

Mais notícias

Carregar mais