Todas as regiões do país ainda apresentam tendência de alta nos casos de Covid-19 nas últimas seis semanas. A informação foi divulgada no Boletim InfoGripe da Fiocruz, nesta quinta-feira (8). O levantamento analisou os dados entre 27 de novembro e 3 de dezembro.
Vinte e dois estados e o Distrito Federal registraram crescimento moderado de Síndrome Respiratória Aguda Grave. No geral, o crescimento ocorre entre os adultos, principalmente na população acima dos 60 anos.
No Rio de Janeiro e em São Paulo, os pesquisadores apontam que há uma possível queda no ritmo de crescimento semanal, com formação de platô no número de casos.
O coordenador do InfoGripe Marcelo Gomes destaca que os cuidados devem ser redobrados com a proximidade das confraternizações de fim de ano, quando tradicionalmente há aumento da exposição da população.
Nas últimas quatro semanas, 76,7% dos casos de vírus respiratórios notificados no país são referentes à Covid-19.
Os pesquisadores da Fiocruz também destacaram o crescimento de vírus sincicial respiratório no estado de São Paulo e na Região Sul em crianças de até quatro anos.
Ainda de acordo com o Boletim Infogripe, foram notificados mais de 41 mil óbitos em 2022 em decorrência de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Entre eles, 94% testaram positivo para Covid-19.