Relatório da Comissão de Direitos Humanos aponta aumento da violência de agentes do Estado

De janeiro a novembro, o colegiado recebeu 385 denúncias e acompanhou 225 casos

Por Isabella Costa (sob supervisão)

Relatório da Comissão de Direitos Humanos aponta aumento da violência de agentes do Estado
Alerj
Divulgação/Alerj/Agência Brasil

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj divulga o relatório de 2024, feito com os dados de atendimentos e audiências públicas do ano em todo o estado do Rio. O lançamento ocorreu nesta terça-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos.

De janeiro a novembro, o colegiado recebeu 385 denúncias e acompanhou 225 casos. Além disso, seis em cada dez atendidos eram pretos e pardos. Mais da metade (51,1%) das denúncias envolvia violência de agentes do Estado.

A principal demanda foi jurídica, com 26 atendimentos, seguida por violações prisionais, com 22, e demandas sociais, com 21 atendimentos. Destacam-se as denúncias de violação de direito garantido (20), saúde mental (20) e violência policial (12).

Até novembro deste ano, foram enviados 118 ofícios a autoridades e órgãos do estado, representando um aumento de 53,25% em relação a 2023, com 77 ofícios emitidos.

Destes 118, mais de 30 comunicados foram enviados sobre fornecimento de água, impactos de chuvas, enchentes, alagamentos e rompimento de adutoras em todo o estado. Com destaque para os atendimentos em Mesquita, na Baixada Fluminense, e na Favela do Muquiço, na Zona Oeste.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais