Um grupo de religiosos brasileiros que está em um hotel de Israel espera voltar ao Brasil nesta terça-feira (10). Ao todo, 103 pessoas estão abrigadas no estabelecimento localizado no centro de Jerusalém durante confrontos entre o país asiático e o grupo extremista islâmico armado Hamas.
Os fiéis fazem parte de uma caravana organizada pela Igreja Batista Lagoinha de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A excursão já estava prevista antes dos ataques.
O voo comercial da empresa Emirates com o grupo está marcado para sair De Tel Aviv, no entanto, existe a possibilidade que autoridades israelenses não autorizem a viagem por causa dos conflitos.
Caso isso aconteça, o grupo ainda tem a possibilidade de embarcar, em outro dia, em um avião da Força Aérea Brasileira. Em publicação na Internet, o pastor Felippe Valadão, um dos organizadores da caravana, ressaltou que todos estão relativamente bem e seguros no hotel. A maioria do grupo é formado por moradores do Rio. Entre eles, há bebês e idosos.
FAMILIARES BUSCAM JOVEM DESAPARECIDA
Pelas redes sociais, a família de uma carioca que está entre os brasileiros desaparecidos pediu informações que possam levar ao paradeiro de Bruna Valeanu, de 24 anos. Segundo a irmã da jovem, Florica Valeanu, Bruna estava em uma festa próximo à Faixa de Gaza que foi interrompida pelo ataque do Hamas.
Bruna mora e estuda em Israel. A irmã Florica revelou também que a mãe das duas ainda chegou a pedir que a filha não fosse ao evento.
O Ministério das Relações Exteriores brasileiros informou que os candidatos à repatriação vão organizados por prioridade. Num primeiro momento, os compatriotas residentes no Brasil, sem passagem aérea, encabeçam a lista para serem trazidos nos aviões da Força Aérea Brasileira e da Presidência.