Representantes da concessionária Iguá vão ser convocados para se reunir com técnicos do Instituto Estadual do Ambiente e da Prefeitura do Rio para debater a recuperação ambiental do Bosque da Barra, na Zona Oeste do Rio. A reunião, no entanto, ainda não possui uma data definida para ser realizada.
Nos últimos dias, a reportagem da BandNews FM mostrou que os lagos do Parque Natural Municipal estavam ressecados. A situação coincidiu com o início de obras na Estação de Tratamento de Esgoto do bairro, em que houve o rebaixamento do lençol freático, o que, segundo o Inea, não foi autorizado.
Na semana passada, técnicos dos órgãos ambientais vistoriaram o local e concluíram que o período de estiagem, agravado pelas obras da estação de tratamento, pode ter ocasionado a situação de seca no local. Eles vão discutir medidas mitigatórias e compensatórias.
A Agenersa instaurou um processo para apurar as condições em que a obra vem sendo executada, o que pode gerar penalidades à concessionária.
Em nota, a Iguá diz que está em contato com os órgãos competentes para tratar o tema e que o rebaixamento do lençol freático segue paralisado, conforme determinado pela Prefeitura.