Motoristas e pedestres que passam pela Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, não acreditam que apenas a redução do limite de velocidade da via possa diminuir o número de acidentes.
Nesta terça-feira(20) a Prefeitura do Rio anunciou que vai reduzir a velocidade máxima permitida na via. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes e CET-Rio, daqui a 90 dias, a velocidade vai ser reduzida de 70km/h para 60km/h.
A medida ocorre após promessas feitas pelo município e devido ao aumento do índice de atropelamentos causados por carros e motociclistas na via.
Além da redução do limite, está prevista a instalação de elementos físicos, os chamados "speed table", uma espécie de faixa elevada na pista, em vinte pontos de travessia ao longo da Lúcio Costa. Os pedestres aprovaram a mudança e contam que muitos motoristas não param na faixa de pedestre.
As intervenções vão começar entre os postos 3 e 8, na Barra, e entre o fim da Praia da Reserva e o Pontal, no Recreio. A secretaria de transportes, Maína Celidônio, explicou que a redução será feita por etapas, mas não informou um cronograma para início dos trabalhos./
A via acumula acidentes com repercussão nacional e internacional. O último aconteceu no dia 13 de julho, no dia do casamento de Bruna Vilarinho e Fábio Toshiro Kikuta, quando o fisioterapeuta morreu ao ser atropelado. Até o dia 19 de agosto, foram 202 acidentes notificados aos bombeiros.