Rio cria comitê para ampliar iniciativas na gestão de resíduos plásticos

O objetivo é fomentar a economia circular na cadeia de valor do plástico dentro do município, focando na recuperação, reciclagem e no consumo sustentável

Por Filipe Brasil (sob supervisão)

Iniciativa é resultado de cooperação internacional entre a prefeitura e a União Europeia Divulgação
Iniciativa é resultado de cooperação internacional entre a prefeitura e a União Europeia
Divulgação

A Prefeitura do Rio criou um comitê para ampliar iniciativas sustentáveis na gestão de resíduos plásticos no município. O objetivo é fomentar a economia circular na cadeia de valor do plástico. O foco é na recuperação e reciclagem, assim como no desenvolvimento de ações para orientar e dar suporte à produção e o consumo sustentáveis na cidade.

A iniciativa é resultado de uma cooperação internacional entre a prefeitura e a União Europeia. As ações do Comitê Plástico Circular Rio serão integradas com as políticas econômicas, sociais e urbano-ambientais previstas no Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática do município e no Plano Estratégico de 2021 a 2024.

O evento de divulgação teve a presença de representantes de países como Dinamarca, França, Espanha, Portugal, Suíça e Suécia, que apresentaram projetos que já deram certo no continente europeu.

Coordenador do Escritório de Projetos da Secretaria de Fazenda e Planejamento, Daniel Mancebo destaca que o descarte inadequado de resíduos na cidade é a terceira maior causa de emissões de gases de efeito estufa.

O Comitê Plástico Circular Rio foi criado no âmbito do Comitê Integrado de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, formado pelas secretarias de Planejamento e Fazenda, Meio Ambiente e Clima, Ação Comunitária e a Comlurb.

Mais notícias

Carregar mais