A cidade do Rio ainda tenta chegar à meta de vacinação contra a Poliomielite. Atualmente, a taxa do público infantil imunizado está em cerca de 69%, enquanto o índice recomendado pelo Ministério da Saúde é de 95%. A informação da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo dados do Observatório Epidemiológico da Prefeitura, até março, foram aplicadas 36.404 doses em crianças com menos de 2 anos. Em 2022, foram mais de 167.027 mil vacinas. Os números sobre a cobertura vacinal disponíveis no EpiRio correspondem ao porcentual do público que recebeu a terceira dose do esquema básico, que é recomendado para crianças de 06 a 11 meses.
A coordenadora do Programa de Imunização do município, Nadja Greffe, ressalta a importância da vacinação, já que a Poliomelite pode matar ou provocar sequelas graves.
Durante a sétima edição do Simpósio Internacional em Imunobiológicos, especialistas alertaram para o alto risco da volta da doença no Brasil, onde é considerada erradicada desde 1989. O evento é promovido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz.
Segundo o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal para a doença no Brasil ficou em 77,16%, no ano passado.
Agência Brasil