Notícias

Rio recebe mais de 168 mil doses de CoronaVac para crianças e adolescentes

Remessa chegou na manhã desta segunda-feira à Coordenação Geral de Armazenagem da Secretaria Estadual de Saúde, em Niterói

Pedro Dobal

412 pessoas de até 19 anos morreram vítimas da Covid-19 desde o início da pandemia
412 pessoas de até 19 anos morreram vítimas da Covid-19 desde o início da pandemia
Breno Esaki/Agência Saúde DF

O estado do Rio recebe mais de 168 mil doses da vacina CoronaVac para aplicação em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. A remessa chegou nesta segunda-feira (24) à Coordenação Geral de Armazenagem da Secretaria Estadual de Saúde, em Niterói, na Região Metropolitana.

Alguns municípios, como o Rio de Janeiro, fizeram a retirada dos imunizantes no mesmo dia. Para as demais cidades, a entrega acontece nesta terça-feira (25). Crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidades podem se vacinar em qualquer dia, independentemente da idade.

Cerca de 100 mil doses são destinadas à capital fluminense, que também aguarda a entrega de 30 mil doses pediátricas do imunizante da Pfizer. Os lotes vão permitir o avanço da campanha de vacinação infantil.

O novo calendário prevê que todas as crianças com idade a partir de 5 anos sejam vacinadas até o dia 8 de fevereiro. Nesta terça-feira (24), a vacinação será para quem tem 11 anos. Na quarta-feira (26), podem se imunizar aqueles com 10 anos ou mais. Na quinta (27), será a vez do público com 9 anos e, na sexta (28), crianças de 8 anos.

A partir da próxima semana, as datas serão separadas entre meninas e meninos, com repescagem às quartas e aos sábados. 

A imunização das crianças é feita com a vacina pediátrica da Pfizer, em 2 doses, com intervalo de 8 semanas. Também pode ser utilizada a vacina CoronaVac para o público de 6 a 17 anos sem comorbidades, com intervalo de 28 dias.

A Prefeitura do Rio ressalta que a imunização de crianças e adolescentes é comprovadamente segura e tem eficácia contra o agravamento da Covid-19.

A presidente da Sociedade de Infectologia do Rio de Janeiro, Tânia Vergara, alerta que a vacinação é essencial para evitar as complicações da doença, principalmente durante uma onda altamente contagiosa.

A vacina é segura. Para ser liberada, ela passou por estudos de eficácia e durabilidade. A Covid-19 pode evoluir de forma grave também em crianças, embora a maioria tenha a forma leve ou moderada.

Apesar de os mais jovens terem tendência a apresentar casos mais leves, 412 pessoas de até 19 anos morreram vítimas de complicações da Covid-19 desde o início da pandemia no estado do Rio. Entre os menores de 11 anos, foram registrados 281 óbitos no mesmo período. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.

Ouça a reportagem clicando no player acima.

Tópicos relacionados