Em meio a onda de calor, o Rio de Janeiro registrou 7 das 10 maiores temperaturas do Brasil neste domingo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
A maior foi no município Silva Jardim, na Baixada Litorânea, com 39,9 graus celsius, atrás apenas de Boa Vista, a capital de Roraima.
Outras regiões que também entraram na lista foram: Ilha de Marmabaia e Niterói, na Região Metropolitina, Duque de Caxias, na Baixada, Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A capital entrou no ranking com recordes na Vila Militar e em Jacarepaguá, na Zona Oeste.
Segundo meteorologista Maria Clara Sassaki, a previsão do tempo indica que a onda de calor ainda deve durar por mais alguns dias.
No domingo, o Rio registrou recorde histórico de sensação térmica pelo segundo dia consecutivo, marcando 62,3º na estação meteorológica de Guaratiba, na Zona Oeste. Esse foi o maior índice desde o início das medições pelo Sistema Alerta Rio, em 2014.
Diante das altas temperaturas, moradores do Rio tentam se refrescar. A estudante Mariana Fernandes conta que reforçou a hidratação nesse período mais quente.
Autoridades orientam a população a evitar atividades físicas ao ar livre nas horas mais quentes, entre 10h e 16h. As pessoas também devem ficar atentas à hidratação, alimentação e à proteção solar.