
Pelo terceiro dia seguido, moradores de diferentes pontos do Rio de Janeiro voltaram a ter que enfrentar falta de luz em meio a forte onda de calor que atinge o estado. Na Baixada Fluminense, as cidades de São João de Meriti, Nova Iguaçu, Nilópolis e Duque de Caxias foram as mais afetadas.
De acordo com a Light, uma ocorrência na rede de Furnas causou a interrupção em trechos de bairros de Caxias. Segundo a concessionária, por questões de segurança, foi necessário cortar as cargas das subestações Pavuna e Colégio. Além disso, as subestações Washington Luís, Meriti e São João desarmaram em função da ocorrência.
Procurada, a Eletrobras informou houve uma falha em equipamentos da subestação São José, em Belford Roxo, o que afetou o suprimento de energia na região. A estrutura já havia passado por problemas na sexta-feira (17).
A capital fluminense também registrou queda de energia. Ouvintes da BandNews FM registraram apagão em diferentes bairros da Zona Norte, como Méier, Bonsucesso, Cachambi, Del Castilho, Higienópolis, Ilha do Governador e Madureira.
Em nota, a Light informou que a mesma ocorrência na rede de Furnas sobrecarregou a subestação de Nova Iguaçu, causando curto e deixando clientes sem energia.
Moradores de Niterói e de São Gonçalo, na Região Metropolitana, também relataram falta de luz.
Na capital fluminense, a Justiça determinou o restabelecimento de luz na Rocinha, na Zona Sul da cidade, em até 48 hora, sob pena de multa diária. A decisão ocorreu após ação coletiva da Defensoria Pública devido as reclamações sobre a falta de luz no local, que chegam há 8 dias.