A cidade do Rio registrou nesta quinta-feira (24) o dia mais quente da história para o mês de agosto. Por volta de 16h10, a estação do Sistema Alerta Rio de Irajá, na Zona Norte, registrou 40º. Esse foi o segundo dia seguido de recorde na temperatura durante o mês, já que na quarta (23), os termômetros alcançaram 39,2º, no mesmo bairro.
Até então, a maior marca registrada tinha sido no dia 31 de agosto de 2019, também em Irajá: 38,7º. Segundo o Sistema Alerta Rio, esse maior efeito de aquecimento aconteceu devido à aproximação de uma frente fria, que intensificou os ventos que trazem o ar mais quente e seco da região central do país para a capital fluminense.
Apesar do calor, a meteorologista-chefe do Alerta Rio, Raquel Franco, ressalta que o fim de semana deve ser marcado por chuva e ventania.
Nesta quinta-feira (24), o Instituto Nacional de Meteorologia também registrou recorde de calor para o mês de agosto no Rio, desde o início da série histórica.
Segundo o Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, a estação da Vila Militar, na Zona Oeste, marcou 38,6º. A marca superou a de 38,5º, registrada em agosto de 2002, no Alto da Boa Vista, na Zona Norte.
A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, Anete Fernandes, destaca a antecipação da onda de calor característica do fim do inverno.
O calor fez com que muitos cariocas lotassem as praias ao longo dia.