O Rio de Janeiro vai ter o apoio tecnológico e de inteligência do Governo Federal para combater a entrada de armas ilegais e recuperar territórios dominados por facções criminosas.
O anúncio foi feito pelo secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, após reunião, nesta terça-feira (29/10), com o secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, no Centro Integrado de Comando e Controle.
Sarrubo explica que dessa vez, a diferença do plano de ação é a garantia de uma rede de inteligência que possa entender melhor sobre o funcionamento do crime organizado, através de uma integração maior entre as forças de segurança
Victor Santos também comenta que o desafio de controlar a entrada de fuzis no estado do Rio não é pequeno, mas diz que apesar das dificuldades, o trabalho precisa ser feito.
Segundo ele, um levantamento mostrou que a origem mais comum desse armamento no país é a América do Norte.
A reunião ocorreu após três pessoas morrem durante tiroteio entre criminosos e policiais militares na Avenida Brasil. Na ocasião, a PM realizava ação no Complexo de Israel, na Zona Norte.