Rompimento de adutora na Zona Oeste deixa mais de 80 famílias com prejuízos

O acidente ocorreu na manhã deste sábado (25), em Santíssimo

Por Priscila XavierJoão Boueri

Rompimento de adutora na Zona Oeste  deixa mais de 80 famílias com prejuízos
Moradores denunciam que a adutora já se rompeu mais de uma vez
Reprodução

A Prefeitura do Rio vai fiscalizar a Rio+Saneamento na indenização dos prejuízos causados aos moradores de Santíssimo, na Zona Oeste do Rio, que foram afetados com o rompimento de uma adutora na Estrada do Lameirão, na manhã deste sábado (25). A concessionária disse que apura as causas do acidente.  

Mais de 80 famílias foram cadastradas para levantamento dos bens para ressarcimento. A Rio+Saneamento disponibilizou alimentação, carros pipa e hospedagem. Cerca de 100 famílias foram atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social para identificar necessidades e fazer o cadastramento de pessoas que perderam documentos. A Secretaria de Saúde também atua para disponibilizar medicamentos de uso regular para os atingidos.  

A previsão é que a limpeza das casas atingidas termine na segunda-feira (27). Dois imóveis foram interditados.  

Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas ficaram ilhadas, precisaram de resgate e foram liberadas sem ferimentos. No entanto, uma outra pessoa, com quadro estável, precisou ser encaminhada para o Hospital Municipal Rocha Faria, após se sentir mal, de acordo com a Prefeitura do Rio.  

Imagens que circulam na internet mostram a água barrenta invadindo as casas e estabelecimentos. Um chafariz se formou em meio à rua e, com a força da água, foram registradas ondas na Estrada do Lameirão. Muitas pessoas ficaram ilhadas. Em alguns locais, a água chegou a mais de um metro de altura.  

O prefeito do Rio Eduardo Paes destacou que as equipes dos órgãos municipais vão trabalhar para reestabelecer a situação normal dos moradores o mais rápido possível.  

Moisés Silva mora na região há mais de 40 anos. Ele afirma que os rompimentos são constantes e que os reparos feitos pela concessionária são básicos. Segundo Moisés, moradores que foram afetados pela última inundação, há quase um ano, foram atingidos novamente.  

A previsão inicial é de que o abastecimento do sistema esteja normalizado a partir deste domingo, com retorno gradual. Moradores de Santíssimo, Senador Vasconcelos, Senador Camará, Campo Grande, Guaratiba, Ilha de Guaratiba, além de alguns bairros de outras áreas de concessão da Rio+Saneamento, devem ser afetados pelo fechamento da adutora.  

Em nota, a Rio+Saneamento afirmou que imediatamente deslocou equipes para atender as famílias impactadas e iniciar os reparos e que conteve o vazamento. A concessionária ressaltou que este foi o primeiro incidente com a adutora Interligação Guandu-Lameirão, desde que assumiu a concessão, em agosto do ano passado.

Mais notícias

Carregar mais