
Os roubos de residência na Zona Sul do Rio aumentaram mais que 50% em 2024, quando comparado com 2023. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP). Segundo o levantamento, em 2023, foram 50 casos. Já no ano passado, foram 76. Uma diferença acumulada de 52%.
Na última terça-feira, dois homens invadiram um condomínio na Rua Pio Correia, no Jardim Botânico, na Zona Sul da cidade. Câmeras de segurança flagraram a ação dos criminosos, que são procurados pela Polícia Civil.
Imagens mostram um homem de chapéu tentando abrir a porta principal do edifício por volta das 16h45. Sem conseguir, ele decide acessar o condomínio por um portão lateral. Um segundo homem fica à espera e entra logo em seguida.
Os homens chegam a mover uma câmera instalada na parte interna do pátio do condomínio. Moradores acreditam que os criminosos estavam fazendo um levantamento do que poderia ser roubado já que nada foi levado. A síndica fez registrou ocorrência em uma delegacia da região.
Uma moradora, que preferiu não se identificar, cobrou ações das autoridades.
O advogado Bruno Sérgio mora na Lagoa há cinco anos e conta que há um tempo a sensação de insegurança aumentou na localidade.
Eu moro há cinco anos na altura da fonte da saudade, da Lagoa. Ali sempre foi um lugar tranquilo, tem o segurança presente, a presença da polícia, mas de uns tempos pra cá, o que a gente considerava uma ilha de tranquilidade, a sensação tá se modificando um pouco. Já tem assaltos a pedestres, o que não acontecia, e também invasão a condomínio.
Em Botafogo, os porteiros dos prédios têm um grupo para alertar uns aos outros sobre alguma atitude suspeita, como conta Reginaldo Leite.
Os porteiros, quando vemos qualquer pessoa suspeita, a gente comenta entre nós. São vários porteiros aqui, a gente tem nosso grupinho de porteiro, quando a gente vê qualquer procedimento estranho, a gente se comunica para fica em alerta.
Questioanda sobre o aumento de roubos a residências na Zona Sul, a Polícia Militar disse que os batalhões da região têm intensificado as ações ostensivas, assim como as abordagens e revistas.
Em janeiro, cinco integrantes de uma quadrilha especializada em roubos de residências de luxos na Zona Sul foram presos pela polícia. Um deles foi detido na Rodovia Presidente Dutra, enquanto se deslocava para São Paulo. Outros quatro membros do grupo foram encontrados no estado do Paraná.
Segundo as investigações, a quadrilha buscava dados bancários e pessoais das vítimas em sites da internet. A Polícia Civil tenta identificar e prender outros integrantes do grupo.