O funcionamento do transporte público no Rio de Janeiro passa por alterações devido aos eventos ligados ao G20. Alguns pontos da cidade também contam com interdições até terça-feira (19).
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, os ônibus municipais vão operar com 60% da capacidade de dias úteis até o dia 19. Neste período, os articulados do BRT vão funcionar com grade de dia útil.
Atendendo às autoridades de segurança do G20, o VLT e metrô também estão com funcionamento alterado. A concessionária VLT Carioca vai circular por trechos na Linha 1, entre o Terminal Gentileza e Parada dos Museus. A Linha 3 vai circular de Central até Santa Rita. As linhas 2 e 4 não vão sofrer alterações.
No metrô, as estações Uruguaiana, Carioca, Cinelândia, Glória e Catete vão estar fechadas das 8h às 19h entre os dias 18 e 19. As demais seguem funcionando normalmente.
A SuperVia afirma que nesse período vai operar com horários fixos, com trens paradores, de acordo com a grade de sábado. ((No ramal Belford Roxo, também haverá troca de composição em Mercadão de Madureira.))