A Secretaria de Estado de Saúde emite um alerta para o aumento da taxa de positividade para a Covid-19 no Rio de Janeiro. Segundo a pasta, entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro, o índice de diagnósticos positivos em testes de antígeno estava em 26%, e em de RT-PCR, em 15,90%.
Ainda de acordo com o comunicado divulgado nesta quinta-feira (10), o vírus aparece em 22% das amostras testadas de pacientes com síndrome gripal e já é o vírus respiratório com maior prevalência no estado. Na semana anterior, o coronavírus aparecia apenas em 4% das análises.
O secretário Alexandre Chieppe reforçou a orientação de que as pessoas completem o esquema vacinal.
Já o sequenciamento genômico para a Covid-19 identificou que a Ômicron continua sendo a principal variante em circulação. Em nota, a secretária informou ainda que as solicitações de leito para tratamento da doença também seguem em aumento, com uma média de 8 pedidos por dia.
Na semana passada, a Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde enviou um ofício aos 92 municípios do estado alertando para a importância das unidades básicas e de pronto atendimento do estado ampliarem a oferta de teste rápido de antígeno para Covid-19.