
A Secretaria de Estado de Transportes e Mobilidade Urbana afirma que vai precisar readequar o prazo para assumir o serviço dos trens. A afirmação foi dada por um representante da pasta durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Rio na manhã desta terça-feira (11).
Na semana passada, o secretário Washington Reis havia dito à reportagem da BandNews FM que o estado estava com o plano de contingência pronto para suceder a SuperVia até o final do mês. A concessionária não enviou representante para a audiência pública.
Durante o debate, o deputado Luiz Paulo e o representante da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana entraram em um debate sobre os planos da pasta para assumir a operação dos trens. Antes, o parlamentar havia classificado como "horrorosa" a prestação do serviço da SuperVia.
No mês passado, a SuperVia disse que teria saúde financeira para manter a prestação do serviço até julho deste ano. No próximo dia 27 de junho, a concessionária vai se reunir com o estado para debater a situação. O encontro foi marcado pela Justiça do Rio, que determinou a presença do Ministério Público.
O deputado Giovani Ratinho, membro da Comissão de Transportes, disse que pensa em deixar o grupo após perceber que não há avanço concreto na situação dos trens.
O estado do Rio disse que não vai liberar mais dinheiro para a SuperVia, após a concessionária não cumprir com as obrigações previstas no contrato de concessão. No entanto, a Supervia afirma que a Secretaria de Transporte deve mais de um R$ 1 bilhão à empresa. A SuperVia já foi multada em mais de R$ 20 milhões pela Agetransp. No entanto, apenas R$ 1 milhão foram pagos e o restante está judicializado.
Segundo a Agetransp, o trajeto entre Japeri, na Baixada Fluminense, e a Central do Brasil levava 95 minutos em 2019. Agora, de acordo com agência que regula os serviços de transporte no Rio, o percurso dura 111 minutos.
Nos últimos 10 anos, o Governo do Rio teve oito secretários diferentes à frente da pasta de Transportes e Mobilidade Urbana.
A audiência pública também foi realizada pela Frente Parlamentar Pró-Ferrovias Fluminense. O debate aconteceu na sede da Assembleia Legislativa do Rio.
Atualmente, mais de 300 mil passageiros usam o meio de transporte diariamente.