
A Secretaria Municipal de Transportes do Rio vai fiscalizar as linhas de ônibus da empresa Transurb que circulam em Santa Teresa, após moradores e passageiros denunciarem que motoristas ultrapassam o limite de velocidade nas ladeiras do bairro turístico da região Central da cidade.
O limite de velocidade nas vias é de 40 quilômetros por hora, mas de acordo com os relatos, os condutores das linhas 006, 007 e 014 sempre desrespeitam a regra.
Quem frequenta a região afirma que os motoristas aceleram principalmente nas ladeiras e nas curvas da Rua Silvio Romero, que costuma ter grande movimentação.
O pedreiro Everton Luiz conta que já quase presenciou um atropelamento por conta do excesso de velocidade.
A cozinheira Carmem Motta mora e trabalha em Santa Teresa. Ela conta que sente medo quando os ônibus passam pelas ruas do bairro.
Nesta quinta-feira (09), o Ministério Público do Rio abriu um inquérito para investigar a direção perigosa dos ônibus. De acordo com o órgão, entre fevereiro e março deste ano, foram registrados pelo menos cinco acidentes envolvendo ônibus e os tradicionais bondes de Santa Teresa.
O MP já notificou a Transurb a respeito das irregularidades.
Por meio do sindicato Rio Ônibus, que representa as empresas de coletivos municipais do Rio, o consórcio Transurb afirmou, em nota, que não compactua com esse tipo de comportamento por parte de seus motoristas.