Sensação térmica no Rio bate 57,5º graus durante onda de calor que atinge o país

Segundo o Sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Rio, o registro aconteceu em Guaratiba, na Zona Oeste

Por Myllena Vianna

Sensação térmica no Rio bate 57,5º graus durante onda de calor que atinge o país
Novo alerta do Inmet amplia cobertura da onda de calor
Inmet

A sensação térmica no Rio de Janeiro atinge os 57,5º graus durante a onda de calor que atinge o país. Segundo o Sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Rio, o registro aconteceu em Guaratiba, na Zona Oeste, nesta sexta-feira (15). Já a maior temperatura, ficou na casa dos 34,9º, na mesma região. 

O fenômeno deixa os termômetros 5°C acima da média e deve acontecer, pelo menos até a próxima quarta-feira (20), que marca o fim do verão e o inicio do outono, de acordo com a empresa Tempo Ok. Além da cidade do Rio, em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Vitória e Campo Grande, é esperado que calor supere a média histórica em 5ºC.

As temperaturas máximas podem superar 40°C no Rio e nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, interior de São Paulo, Goiás e Bahia. Na terça-feira (12), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, um aviso nível laranja, que representa perigo de onda de calor. Segundo o Inmet, esta é a 9ª onda de calor que atinge o Brasil neste ano.

A psicóloga Fernanda Vianna recorreu a muita água para aliviar o calor.

"Nossa, hoje está muito calor, um calor absurdo, impossível, tem que trazer a garrafinha de água de casa para se hidratar, porque está muito quente."

O meteorologista da Tempo OK, Caetano Mancini, explica que o fenômeno acontece por uma combinação do El Nino e uma massa de ar quente.  

"Mais um evento de temperaturas elevadas devido a essa combinação do El Nino e a presença de uma massa de ar quente e seco sobre o sudeste do país. A tendência é que o calorão dure até o dia 22 de março, mas atenção que o fim dessa onda de calor pode vir acompanhada de fortes tempestades."

Caetano Mancini afirma ainda que a previsão para o final de semana no Rio de Janeiro é de calor mais intenso em pontos das Zona Norte e Oeste da capital.  

"Para esse final de semana, as temperaturas máximas podem superar os 38 graus em diversos pontos do Rio de Janeiro. O forte calor também deve ser mais intenso em pontos das zonas norte e oeste, na baixada fluminense e região serrana, onde as temperaturas podem chegar até os 40 graus e a sensação térmica pode até superar os 50."

No último dia 17 de janeiro, o Sistema Alerta Rio registrou a maior sensação térmica de 2024: 59,5ºC. A temperatura é a segunda maior de toda a série histórica desde 2014, perdendo apenas para o dia 18 de novembro do ano passado, quando a sensação térmica atingiu 59,7ºC.  

A sensação foi maior do que a de 59,3 graus também em Guaratiba, na Zona Oeste, durante a onda de calor em novembro do ano passado no dia do show da cantora norte-americana Taylor Swift, que terminou com a morte de uma fã, Ana Clara Benevides, de 23 anos, devido a alta temperatura. 

Mais notícias

Carregar mais